Rua João Pena Sobrinho 345 | Salinas | MG | Brasil
CEP 39560-000
+55 (38) 3841-3431
contato@regiaodesalinas.com.br
Localizada entre montanhas e canaviais, a centenária cidade de Salinas, localizada ao norte de Minas Gerais, já se faz conhecida mundialmente pela fabricação de cachaça artesanal de qualidade. A descoberta de ouro nas Minas Gerais trouxe uma infinidade de aventureiros e para aquecer as noites frias em meio as montanhas, só mesmo o destilado de alto teor alcoólico - introduzindo assim, o plantio da cana de açúcar na região. Pesquisas comprovaram que o clima e o solo do município de Salinas, eram propícios para o cultivo da cana de açúcar, fazendo com que se difundisse rapidamente o cultivo para fins de fabricação de cachaça.
As técnicas de produção foram aprimoradas, mas Salinas continua fiel às tradições, como por exemplo: plantio da cana de açúcar sem o uso de agrotóxicos, o corte da cana sem queimadas, o uso de fermentos naturais, utilização de alambiques de cobre e por fim o envelhecimento em toneis de madeira - o que define o “bouquet” da cachaça, dando sofisticação ao produto. A cachaça tradicional e artesanal, é considerada como um produto de maior qualidade pelos apreciadores da bebida.
A cachaça de Salinas, tradicional e pura, pode ser assim definida: Cachaça com graduação alcoólica de 38% a 54% por volume, à temperatura de 20ºC, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar em alambique de cobre, sem adição de açúcar, corante ou outro ingrediente qualquer. A cachaça de Salinas corresponde à fração denominada “coração”, que vem a ser a parte destilada, de mais ou menos 80% do volume total, que fica entre as frações “cabeça” e “cauda”, chamada “água fraca”, desprezada pelos produtores. Há alguns anos atrás, um fazendeiro de Salinas viu na cachaça uma ótima fonte de renda. Desde então a produção de cachaça é considerada como a principal atividade econômica da cidade, criando muitos empregos diretos e indiretos no setor, o que é de grande importância socio-econômica.
O agro-negócio da cachaça desempenha um importante papel também na estruturação de muitas propriedades rurais, inibindo o êxodo rural. A cachaça vem se tornando um produto cada vez mais apreciado por consumidores do Estado, do Brasil e do Mundo - daí surge a preocupação cada vez maior dos produtores, com relação a qualidade e competitividade, lutando pela atualização tecnológica de processos e adequações dos produtos aos padrões de consumo do mundo globalizado, atentos a concorrência dos destilados de outros países. Os produtores acreditam que em breve a Cachaça de Salinas estará para o Brasil assim como o Vinho do Porto está para Portugal, o Whisky de Glasgow está para a Escócia, o Champanhe de Epernér está para a França, etc. Este setor pelo que vem demonstrando, sinaliza para o futuro um dos mais promissores campos de desenvolvimento agro-industrial de Salinas.
Para a obtenção de um produto final de qualidade, é necessário o conhecimento e o domínio do processo de produção da cachaça e os cuidados que deverão ser observados ao longo de sua linha de produção, que abrange desde a qualidade da cana (matéria prima), passando pela recepção, moagem, decantação, homogeneização, fermentação, destilação, envelhecimento, até o complexo de infra-estrutura da empresa. Por esta necessidade de diligência e zelo em todo o processo de fabricação da cachaça, que os dedicados sócios tomaram a iniciativa de fundar a empresa Cachaça Sabor de Minas, hoje considerada pelos apreciadores da cachaça mineira, uma das melhores cachaças de Salinas.
Mais informações: www.cachacasabordeminas.com.br
Telefones: (38) 3841-4050 - (38) 3841-3038 - (38) 99103-8363