Rua João Pena Sobrinho 345 | Salinas | MG | Brasil
CEP 39560-000
+55 (38) 3841-3431
contato@regiaodesalinas.com.br
03.11.2017
"Capital Nacional da Cachaça" de verdade!
O município mineiro de Salinas, cujo território abriga mais de cinquenta marcas de cachaça e que está no centro de uma região na qual são produzidos cerca de 15 milhões de litros de cachaça de alambique a cada ano, pode receber o título oficial de ‘Capital brasileira da cachaça’. Isso se for aprovado o Projeto de Lei 8468/2017, em tramitação na Câmara dos Deputados.
O projeto é de autoria da deputada Raquel Muniz (PSD-MG) e chegou á Comissão de Cultura da Casa no dia 20 de setembro, onde o deputado Goulart (PSD-SP) foi designado como relator.
Se a proposta passar por essa comissão e também pela de Constituição e Justiça e de Cidadania, o projeto é aprovado sem a necessidade de passar pelo plenário, seguindo diretamente para o Senado.
Na justificativa para o projeto, a deputada salienta a “identificação cultural da cidade (de Salinas) com a Cachaça”. “Embora haja outras importantes atrações da cidade, como as Festas Juninas, a Corrida e Caminhada de Salinas, as jazidas minerais e o artesanato, o ‘Festival Mundial da Cachaça’ é uma referência fundamental que
reforça a identidade local”.
Segundo ainda a deputada, “por meio da concessão agora do título de Capital Nacional da Cachaça a Salinas, espera-se alcançar uma divulgação ainda maior da qualidade, reconhecida por especialistas, dessa bebida e o aumento da sua produção, atraindo investimentos e turismo que impulsionarão a geração de empregos no setor e o consequente fortalecimento da atividade, além de dar justo reconhecimento à identidade cultural local associada ao produto e à sua história”.
A deputada Raquel Muniz ganhou fama ao elogiar o marido, Ruy Muniz, na votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. No dia seguinte, ele, então prefeito de Montes Claros (MG), foi preso. Meses depois, perdeu a eleição para prefeito. O casal é investigado pela Polícia Federal por sonegação fiscal, falsidade ideológica, estelionato e lavagem de dinheiro, sob a suspeita de terem desviado recursos de cofres públicos e de entidades de assistência social.
Entre as marcas mais tradicionais de Salinas estão cachaças do porte de Anísio Santiago (Havana), Indaiazinha, Seleta, Boazinha, Havaninha, Canarinha, Sabiá, Tabua, Saliníssima e por aí afora.
Texto original: Devotos da Cachaça
Compartilhe: